Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis




Clima Real
 


Alarmista x Alarmante

A posição de quem dá o alarme é algo que representa algum risco. Ao cientista, é muito mais seguro esperar que outros alcancem a mesma conclusão, e se expressar mais abertamente apenas quando houver momento suficiente na comunidade científica.

 

O Dr. James E. Hansen, da NASA, escreveu um interessante artigo a respeito da “reticência científica”, e menciona estudos comportamentais a respeito. Segundo ele, “o receio de ‘gritar que o lobo está vindo’ é uma preocupação mais imediata do que a possibilidade de ‘fingir que não há nada errado’”.

 

Um caso ilustrativo é o de J. Mercer, que em 1978 escreveu um artigo alertando para os efeitos do aquecimento antropogênico no gelo antártico.  Na época, outros cientistas que o contestaram, chamando-o de alarmista, foram considerados com melhor autoridade.

 

O IPCC, por representar a opinião de milhares de cientistas, também é necessariamente conservador: seus relatórios se limitam a denominadores comuns.

 

“A reticência é adequada ao IPCC”, continua Hansen. “Mas nós não sabemos o suficiente para dizer mais? (...) Há, em minha opinião, uma distância enorme entre o que se sabe a respeito do aquecimento antropogênico e suas conseqüências, e o que é sabido pelas pessoas que mais precisavam saber: o público e os que determinam políticas públicas. O IPCC está fazendo um trabalho admirável, mas precisamos de algo mais. Dada a reticência que o IPCC deve necessariamente exibir, deve haver mecanismos suplementares. O ônus, me parece, recai sobre nós cientistas como comunidade.”

 

Até hoje, fora dos meios científicos, é comum encontrarem-se opiniões que consideram alarmista qualquer estudo que seja alarmante. No Brasil, especificamente, tenho encontrado esse comportamento até entre profissionais da área. Atribuo isso ao fato do aquecimento global não ser ainda perceptível em nossas séries históricas de temperatura.

 

O conhecimento a que Hansen se refere está disponível a qualquer cidadão interessado. Basta que se disponha a procurá-lo.

 

O artigo “Scientific reticence and sea level rise”, do Dr. James. E. Hansen, está disponível no link:

http://www.iop.org/EJ/article/1748-9326/2/2/024002/erl7_2_024002.html



Escrito por Alexandre Lacerda às 13h12
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]