Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis




Clima Real
 


Impasse político e aquecimento global

Tony Blair fez hoje um pronunciamento em Tóquio dando contornos um pouco diferentes à questão do Aquecimento Global: Ao invés das dicotomias “céticos” x “alarmistas”, ou “pragmáticos” x “românticos”, seu discurso não põe dúvidas na realidade do aquecimento, nem na necessidade de ação. A questão agora é simplesmente conciliar uma ação profunda o suficiente para se ter os resultados necessários - limitar o aquecimento em 2ºC - com a suavidade necessária para manter os líderes que a conduzam no poder.

A democracia representativa é o melhor regime político conhecido, e a diferença entre o que o eleitorado quer e o que ele precisa é constantemente motivo debate na imprensa, sob diversas formas. Nessa questão, a democracia terá uma verdadeira prova de fogo: um líder que imponha um remédio amargo ao seu eleitorado ficará vulnerável a adversários “negacionistas” que seduzam o eleitorado com discursos de “nada disso é necessário”. Por outro lado, líderes eleitoreiros que não conduzam remédios eficazes exporão o eleitorado a uma mudança climática de proporções potencialmente grandes - e a uma possibilidade de desagregação social que de novo ameaça a democracia.

Seja qual for o curso de ação que coletivamente trilhemos nos próximos 10 ou 20 anos, ele moldará significativamente o mundo que as futuras gerações herdarão. Pessoalmente, eu torço para que tenhamos responsabilidade o suficiente.

Discurso do Tony Blair:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/herald/2008/06/27/ult2680u695.jhtm


Escrito por Alexandre Lacerda às 09h00
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]