Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis




Clima Real
 


Reunião de clima da ONU decepciona 'pobres'

A Conferência em Poznan, na Polônia, terminou com alguma "mágoa" dos países em desenvolvimento.

 

"O pomo da discórdia foi a tentativa frustrada de usar uma porcentagem do mercado de carbono para ampliar o financiamento do Fundo de Adaptação"

http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2008/12/13/ult4902u173.jhtm

 

Aparentemente, os países pobres não querem vincular essa verba dos créditos de carbono a um uso específico.

 

As questões ambientais freqüentemente esbarram nesse dilema: todos querem o resultado geral, mas há incentivos pra deixar o ônus para os outros. Do tipo "quero que a Amazônia seja preservada, mas não fará diferença se eu desmatar a minha fazenda".

 

As soluções passam necessariamente por uma coordenação coletiva da atividade. Ou um governo forte que imponha a regra a todos, ou cidadãos responsáveis que compreendam a extensão do problema e cheguem a um acordo voluntário e que coíba o free-rider.

 

O segundo caso, embora possível, é mais raro. E a comunidade internacional, formada por estados soberanos, terá que costurar um acordo desse tipo. Considero mais plausível a hipótese de alguns gestos de generosidade de países mais ricos lhes darem "moral" pra exigir contrapartidas dos países em desenvolvimento. A Europa, por exemplo, já anunciou uma limitação voluntária de 20% em suas emissões, e condicionou um corte de 50% a medidas restritivas adotadas por outros países. A UE tem procurado viabilizar esse acordo.

 

Nesse sentido, considero a relutância dos EUA como um obstáculo fundamental nas negociações.

 



Escrito por Alexandre Lacerda às 11h45
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]